Atualmente quando vamos fazer qualquer procedimento legal, devemos procurar um cartório para ter nossos direitos garantidos;
Os tabeliães de notas são profissionais do direito,dotados de fé pública, que recebem do Estado a delegação para o exercício da atividade notarial.3
Os serviços notariais destinam-se a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.
Os tabeliães ingressam na atividade através de concurso público realizado pelo Poder Judiciário, com a participação do Ministério Público e da OAB.
Compete ao tabelião de notas autenticar fatos, dar validade jurídica à vontade das partes e conferir forma legal aos negócios jurídicos.
Os tabeliães de notas praticam os seguintes atos: autenticações, reconhecimento de firmas, atas notariais, escrituras diversas (ex: compra e venda, doação, pacto antenupcial, união estável, diretivas antecipadas de vontade etc.), divórcios, inventários, procurações, testamentos, além de expedir cartas de sentença de autos judiciais.
Os serviços notariais são fiscalizados pelo Poder Judiciário e regulamentados pela Corregedoria Geral da Justiça e pelo Conselho Nacional de Justiça.
O gerenciamento administrativo e financeiro do cartório é de exclusiva responsabilidade do titular, a quem cabe todas as despesas para a manutenção da atividade.
Os serviços são tabelados por lei estadual e nos valores se incluem repasses a diversos órgãos, tais como Tribunal de Justiça, Estado, Registro Civil, IPESP e Santa Casa.
Os cartórios existem em mais de 100 países, abrangendo ¾ da população mundial, o que corresponde a 60% do PIB global.
Os cartórios de notas contribuem para a desburocratização, a prevenção de litígios, a pacificação social e o combate à lavagem de dinheiro, auxiliando o Poder Público.